O QUE É RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO

RGE nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado do Rio Grande do Sul que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar.

FUNCIONAMENTO

NA ESCOLA

NA COMUNIDADE

NAS FAMÍLIAS

RECURSOS

Materiais didáticos (Gerador e Difusor)

Unidades móveis

PERCURSOS

Sete atividades que exploram o universo da energia elétrica

Teatro aventura interativo

Jogo no estilo bichinho virtual que ensina boas práticas de consumo e economia

NA ESCOLA

Materiais didáticos (Gerador e Difusor)

Sete atividades que exploram o universo da energia elétrica

NA COMUNIDADE

Unidades móveis

Jogos digitais e experimentos de transformações energéticas

NAS FAMÍLIAS

Jogo no estilo bichinho virtual que ensina boas práticas de consumo e economia

RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO É UMA INICIATIVA DA RGE REALIZADA PELA PUBLIKIMAGEM

UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA

A Ciência é uma delas.

UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA

Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele. A Ciência é uma delas.

A metodologia de RGE nas Escolas – Energia em Jogo é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessário para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.

Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman.

Postman dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. É a partir dessas reflexões que propomos uma possibilidade metodológica para o ensino das Ciências Naturais.

Numa de suas obras (Teaching as a subversive activity), Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais que fazemos:

A proposta deste projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também OS JEITOS DE PENSAR DA CIÊNCIA – as OPERAÇÕES INTELECTUAIS – porque foram esses processos que permitiram a construção dos conhecimentos científicos. Tanto quanto seguem permitindo sua compreensão.

NOSSOS VALORES

Toda ação educativa é fundada em valores – guias de ação que servem para orientar nossa atuação. Dito de outra forma, servem para dar forma ao mundo que convidaremos as crianças e jovens a sonharem conosco.

NOSSOS VALORES

Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente
Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo
Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica