O QUE É RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO
O QUE É RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO
RGE nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado do Rio Grande do Sul que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias.
FUNCIONAMENTO
FUNCIONAMENTO
NA ESCOLA
NA COMUNIDADE
NAS FAMÍLIAS
RECURSOS
Materiais didáticos (Gerador e Difusor)
Unidades móveis
Aplicativo
PERCURSOS
Sete atividades que exploram o universo da energia elétrica
Teatro aventura interativo
Jogo no estilo bichinho virtual que ensina boas práticas de consumo e economia
NA ESCOLA
Materiais didáticos (Gerador e Difusor)
Sete atividades que exploram o universo da energia elétrica
NA COMUNIDADE
Unidades móveis
Jogos digitais e experimentos de transformações energéticas
NAS FAMÍLIAS
Aplicativo
Jogo no estilo bichinho virtual que ensina boas práticas de consumo e economia
RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO É UMA INICIATIVA DA RGE REALIZADA PELA PUBLIKIMAGEM
RGE NAS ESCOLAS – ENERGIA EM JOGO É UMA INICIATIVA DA RGE REALIZADA PELA PUBLIKIMAGEM
UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA
Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele.
A Ciência é uma delas.
UM JEITO DE PENSAR E FAZER CIÊNCIA
Existem muitas formas diferentes de explicar o mundo em que vivemos e o que acontece nele. A Ciência é uma delas.
A metodologia de RGE nas Escolas – Energia em Jogo é voltada ao letramento científico, o conjunto de habilidades e competências necessário para compreender e articular de forma autônoma conceitos, discursos, procedimentos e valores ligados aos discursos da Ciência.
Todos os recursos desta iniciativa se inspiram e honram as ideias de um grande pensador do século XX, Neil Postman.
Postman dedicou sua vida a pensar a educação moderna, a escola, a sociedade e a tecnologia. É a partir dessas reflexões que propomos uma possibilidade metodológica para o ensino das Ciências Naturais.
Numa de suas obras (Teaching as a subversive activity), Postman diz que todo o conhecimento que produzimos é resultado de algumas operações intelectuais que fazemos:
A proposta deste projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também OS JEITOS DE PENSAR DA CIÊNCIA – as OPERAÇÕES INTELECTUAIS – porque foram esses processos que permitiram a construção dos conhecimentos científicos. Tanto quanto seguem permitindo sua compreensão.
NOSSOS VALORES
Toda ação educativa é fundada em valores – guias de ação que servem para orientar nossa atuação. Dito de outra forma, servem para dar forma ao mundo que convidaremos as crianças e jovens a sonharem conosco.
NOSSOS VALORES
Toda ação educativa é fundada em valores – guias de ação que servem para orientar nossa atuação. Dito de outra forma, servem para dar forma ao mundo que convidaremos as crianças e jovens a sonharem conosco.