NOTÍCIAS

RGE realiza 1ª Olimpíada de Nacional Eficiência Energética em parceria com a ANEEL e outras distribuidoras

 Evento deverá ter participação de 35 mil estudantes de 600 escolas em quatro estados. RGE é a única distribuidora do Sul do Brasil a participar do projeto piloto que faz parte do Programa de Eficiência Energética

Estarão abertas a partir de amanhã, 12 de maio, as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com as distribuidoras RGE, Coelba, Enel e EDP. A RGE, empresa do Grupo CPFL, é a única do Sul do Brasil a participar. Foi escolhida por já possuir programas semelhantes ao conceito da Olimpíada, como o Caravana RGE, Educar e Transformar e, agora, RGE nas Escolas.

A Olimpíada é um projeto piloto organizado pelas concessionárias, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL, e será implementado nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e na área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul.

Os alunos cumprirão desafios e provas para testar o conhecimento sobre eficiência energética. A primeira etapa serão os desafios e a segunda a prova, ambos on line, no mês de agosto. Obrigatoriamente o aluno deve realizar as duas etapas.

Premiação – A ONEE é um evento destinado a disseminar o papel da eficiência energética por meio da divulgação desta temática e educar para o consumo consciente de energia elétrica. Ocorrerá, inicialmente, nas escolas de Ensino Fundamental, nas suas séries finais (8º e 9º anos), para assim, estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em território nacional e agregar as aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.

Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado com a melhor classificação receberão notebooks e outros quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Além disso, serão distribuídas entre os alunos aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa a 50% dos participantes. Os detalhes podem ser observados no regulamento, no site da Olimpíada.

Curso – Os professores das escolas participantes poderão realizar curso de formação totalmente no formato digital sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.

Para participar do curso basta o professor acessar o site da ONEE – http://www.onee.org.br – e seguir o passo a passo para a inscrição. Após inscrito, terá acesso ao sistema do curso, que será gratuito.

Qualquer estabelecimento de ensino das áreas citadas poderá se cadastrar gratuitamente para participar da Olimpíada. É necessário apenas preencher a ficha de inscrição no mesmo site.

No Rio Grande do Sul serão atendidas pelo menos 212 escolas, 212 professores e 9.290 estudantes. Em todos os estados onde a ONEE ocorrerá serão 35 mil alunos e 600 escolas.​

Notícia vinculada ao site da RGE, publicada em 13/05/21.
Disponível em 
https://www.rge-rs.com.br/releases/Paginas/rge-realiza-1-olimpiada-de-nacional-eficiencia-energetica-em-parceria-com-a-aneel-e-outras-distribuidoras.aspx

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE