NOTÍCIAS

Relato 1 – Vencedor do Concurso dos Professores – Edição 2021

Ana Paula dos Santos – EMEF Marechal Cândido Rondon – Estância Velha

 

 O mapeamento foi uma experiência de tour pela escola, segundo eles, depois de tanto tempo afastados, devido a pandemia do Covid-19. Experiência enriquecedora, pois observar não é uma atitude presente no dia a dia dessa turma curiosa, ansiosa e agitada.

 Orientados, olhavam atentos e anotavam as informações após a contagem dos equipamentos elétricos e eletrônicos da escola e a cada ambiente percorrido se deparavam com situações que geravam dúvida quanto ao uso correto ou não do equipamento. A situação que gerou maior burburinho foi a encontrada no laboratório de informática, que infelizmente precisou ser desativado após ser inundado pelas fortes chuvas de inverno devido a problemas com as calhas. Desde então as aulas de Informática Educativa passaram a acontecer na sala de aula, e o acesso aos computadores não ocorre.

 As luzes de emergência foram descobertas com o tour.
A existência de tantos ventiladores em desuso devido a estarem danificados também foi algo que chamou a atenção dos estudantes.
Verificar que muitas luzes estavam ligadas sem necessidade gerou descontentamento de alguns, e esse ponto foi o que mais comentaram no vídeo produzido com os resultados do mapeamento. Outras questões foram levantadas e esclarecidas na entrevista com a secretária da escola sobre o consumo de energia elétrica da escola.

 Uma roda de conversa foi necessária para debatermos o ponto de partida, durante a conversa os alunos optaram por tentar minimizar os impactos do consumo de energia a partir da turma e de suas famílias, controlando situações. Outras ações foram pensadas mas ainda estão em fase de projeto, como preparar dicas de consumo consciente em cartazes e espalhar pela escola, eleger um monitor do consumo consciente em cada turma, realizar um teatro para apresentar para os menores, fazer um concurso de economia de energia entre as famílias da turma, etc. A adesão é baixa.

 Há alguns meses foi realizada a limpeza em todos os aparelhos de ar-condicionado da escola por uma empresa especializada e com certificado. Segundo dados do Procel, responsável pelo selo de qualidade de sistemas de climatização do ar, a limpeza do filtro de ar-condicionado é um dos meios mais eficientes para alcançar a redução do consumo de energia elétrica, pois a obstrução do filtro causa um considerável aumento na conta de energia. Infelizmente as demandas não oportunizaram realizar maiores trabalhos e nenhuma mudança é perceptível até o momento. Almejamos continuar os trabalhos e alcançar resultados positivos no ano de 2022.

 Compartilho uma atividade desenvolvida como tema de casa individual: criar um personagem com dicas de consumo consciente usando a tecnologia, o mais votado pela turma seria enviado como recado no grupo de WhatsApp das famílias demais turmas da escola. Segue o link: https://tinyurl.com/y64fzeje.

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE