MURAL DE HISTÓRIAS

Relato de trabalho interdisciplinar: Projeto RGE nas Escolas

 

Por Helena Pokoieski, Roberta Gradin, Vera Bernardon, Francisca Bellusso e Loreni Chiarello

EMEF Antonio Zambrzycki / Getúlio Vargas

 

SOBRE NÓS

Roberta Gradin, Vera Bernardon, Francisca Bellusso e Loreni Chiarello são professoras da Rede Municipal de Getúlio Vargas e se uniram para realizar um trabalho interdisciplinar sobre vários assuntos e conteúdos entorno da ENERGIA e também envolvendo o Projeto RGE nas escola, energia em jogo, com a turma do 6º ano da EMEF 15 de Novembro, no período de julho e agosto de 2021.

NOSSA HISTÓRIA

Relato de prática interdisciplinar sobre ENERGIA.
A proposta deste projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também OS JEITOS DE PENSAR DA CIÊNCIA de forma interdisciplinar, colocando as áreas de conhecimento em uma “conversa de saberes”.
Assim sendo, a turma do 6º ano da EMEF 15 de Novembro, trabalhou o Projeto de forma interdisciplinar durante o mês de julho e agosto. Quando o trabalho é coletivo fica mais significativo e leve para todos!
Para tanto, foi necessário que cada professor registrasse em documento próprio e compartilhado o que planejou trabalhar para que ocorra esta conversa entre os saberes, de forma processual e harmônica. Dentre as atividades houve pesquisa, apresentações, construção e análise de gráficos, leitura e estudo de faturas de energia elétrica da escola e das casa, filmes e vídeos. Após, as atividades geraram o relatório coletivo e interdisciplinar.
Entre os conteúdos destacam-se: Fontes de energia: introdução
Principais matrizes energéticas e elétricas do Brasil;
Principais matrizes energéticas e elétricas do Mundo;
Importância dos rios para a produção de energia no Brasil.
Tipos de energia.
Fontes de energia renováveis e não-renováveis
Energia limpa.
Sustentabilidade e fontes alternativas.
Origem da Energia Elétrica.
Cálculo de energia consumida pelos aparelhos eletrônicos.
Como se lê uma conta de luz?

OS RESULTADOS DESSA AÇÃO

Muita participação e envolvimento dos alunos, bem como a busca de melhores resultados econômicos em casa e na escola, a partir da reflexão sobre a importância da economia e do uso consciente da energia elétrica.

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE