MURAL DE HISTÓRIAS

Projeto: Energia em Jogo

 

Por Helena Pokoieski

EMEF Antonio Zambrzycki / Getúlio Vargas

 

SOBRE EU

 Meu nome é Helena Pokoieski, sou professora da Rede Municipal de Getúlio Vargas desde 1995. Atualmente atuo, em um turno, na Coordenação Pedagógica da EMEF 15 de Novembro e no outro turno como docente da turma do 5º ano da EMEF Antonio Zambrzyki.

MINHA HISTÓRIA

 Durante os meses de abril a setembro de 2021 a turma do 5º ano, juntamente comigo, professora Helena Pokoieski, realizou atividades relacionadas a reflexão sobre o que é consumo, consumismo, cidadania, energia elétrica, a influência das propagandas na vida das pessoas, o uso consciente do dinheiro, da energia elétrica e dos recursos naturais. As atividades contemplam o projeto “Energia em Jogo“ da RGE e a Educação Financeira, pois as crianças também são consumidoras e precisam ser preparadas para lidar bem com o dinheiro, compreendendo a noção de consumo consciente do dinheiro, da importância de planejar, poupar e estabelecer metas.

 A proposta principal é difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias, além de promover a reflexão sobre pensar a Ciência de forma interdisciplinar, onde os saberes perpassam todas as áreas do conhecimento. Assim sendo, a turma do 5º ano da EMEF Antonio Zambrzycki, trabalhou o Projeto de forma interdisciplinar durante um grande período do ano letivo de 2021, entendendo-se que são questões que perpassam a vida diária dos cidadãos, e desde pequenos temos que estar nos preparando para o consumo consciente. É importante fazer uma reflexão e evitar o consumismo, pois as opções individuais impactam no coletivo e é preciso considerar que as relações de consumo podem ter consequências desastrosas para o meio ambiente, no desperdício dos recursos naturais, pela grande quantidade de matéria-prima necessária para atender a demanda de fabricação dos produtos e, na economia familiar quando não há controle dos gastos e o consumismo sobressai ao consumo do necessário. Assim sendo, os alunos realizaram atividades complementares, e nas aulas presenciais, para pensarem sobre o que é consumo consciente e consumismo, os gastos com a energia elétrica em suas casas e na própria escola, formas de preservação e cuidados conscientes, o uso do dinheiro de forma consciente e a forma de economizar na sua própria casa e na escola.

 Foram disponibilizados vários materiais e recursos para reflexão, debate e construção do conhecimento, entre eles o próprio material da RGE disponibilizado de forma impressa, aproveitando-se o que era adequado para os objetivos da série. Vídeos, entrevista com a família, entrevista com a diretora da escola, pesquisas sobre os tipos de energia, estudo de faturas de energia elétrica das casas e da escola, construção de textos, cartas, memórias e vídeo. Atividades de compreensão e interpretação sobre o assunto, resolveram situações problemas envolvendo a linguagem financeira, refletiram sobre os cuidados com a água e com a energia elétrica, foram desafiados a argumentar sobre o assunto de forma escrita, observar charges e delas elaborar seu posicionamento escrito, elaborar situações problemas que envolvem formas de economizar em casa e com a família. Realizaram uma entrevista com um membro da família sobre atitudes de consumo por necessidade ou impulso, reflexão e análise sobre a influência das propagandas na vida das pessoas e produção textual individual.

 Enfim, várias foram os momentos de construção de aprendizagem envolvendo o Projeto RGE nas escolas energia em jogo tendo como objetivos: *Difundir uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias; *Promover a reflexão sobre pensar a Ciência de forma interdisciplinar, onde os saberes perpassam todas as áreas do conhecimento; *Desenvolver o raciocínio lógico na resolução de problemas matemáticos e cálculos envolvendo as quatro operações e a elaboração de problemas envolvendo a simulação de redução de despesas na casa; *Interligar o estudo da matemática com seu cotidiano, perceber a presença da matemática em tudo que fizermos. *Problematizar o que é consumo consciente e o que é consumismo; *Fazer leitura de imagens, interpretação de fatos e de informações; *Fazer relações com as mais variadas disciplinas e temas envolvendo o consumo consciente. da energia elétrica; *Ouvir os sujeitos envolvidos e as experiências vivenciadas sobre consumo da energia elétrica; *Refletir sobre a função das propagandas, em especial aquelas que buscam o convencimento da população para a compra; *Pesquisar a história da energia elétrica, os conceitos que perpassam a energia como energia renovável e não renovável, os tipos de energia existentes, os benefícios consequências para o meio ambiente; *Desenvolver o pensamento crítico, a análise, a observação, a argumentação e a busca de soluções para possíveis problemas; *Compreender o conceito de sustentabilidade e refletir sobre as ações necessárias para encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir suas próprias necessidades. *Entender as múltiplas aplicações da energia elétrica em nossa vida. *Diferenciar energias renováveis e não-renováveis. *Compreender a necessidade de fontes energéticas renováveis e limpas.

OS RESULTADOS DESSA AÇÃO

Os resultados: A realização de todas as atividades pelos alunos da turma de forma compreensiva, crítica e participativa, para promoção de mudanças no dia a dia. A participação ativa e o envolvimento de todos na realização das atividades propostas.

 

INICIATIVA
REALIZAÇÃO
POLÍTICA DE PRIVACIDADE